Honda Element Owners Club banner

P2646, desempenho do sistema de controlo do atuador do balancim/preso...todas as correções não funcionaram

44K views 15 replies 10 participants last post by  maniacmama  
#1 ·
Olá, novo no fórum e realmente aprecio todos os técnicos que ajudam aqui. Revisei as postagens para este problema específico e segui várias correções, mas ainda estou com problemas.
Antecedentes: 2008 Honda Element ~240.000 km, sem outros problemas ou códigos, troca de óleo a cada 8.000 km com a viscosidade especificada. O nível de óleo atual está cheio e tem cerca de 800 km de uso. A luz de verificação do motor acende com as luzes VSA e ponto de exclamação também. Acende ao passar de 3000 rpm. O que eu fiz até agora
  • substituí a válvula solenóide VTEC (tudo, incluindo o interruptor de pressão), usei graxa dielétrica ao reconectar
  • substituí o solenóide VTC, usei graxa dielétrica ao reconectar
  • removi e limpei a pequena tela atrás da bomba da direção hidráulica
  • desconectei a bateria por ~20 minutos para limpar os códigos
Eu me inscrevi para acesso de 24 horas aos manuais de serviço técnico da Honda e seguir esses manuais parece estar me direcionando para certas coisas que acho que não posso fazer sem o "Honda HDS". A solução de problemas adicional parece estar apontando para fiação ruim para o VTEC. Além disso, vi alguns tópicos que sugerem a realização do procedimento de aprendizado em marcha lenta. Então:
  • Alguém tem alguma ideia
  • Alguém teve experiência semelhante e teve sucesso com o aprendizado em marcha lenta, pelo que li sobre o que ele faz e quando deve ser feito, não parece estar relacionado.
  • Para diagnosticar problemas de fiação, alguma ajuda ou sugestões? Não sou eletricista, mas entendo o básico e posso usar um multímetro para confirmar a continuidade e coisas do tipo, mas não tenho certeza de qual é a melhor abordagem.
Qualquer ajuda é apreciada e se alguém mais estiver seguindo meus passos e tiver dúvidas sobre como realizar o que já fiz, terei prazer em fornecer sugestões com base na minha experiência

Obrigado!

#2 ·
Os manuais de reparação de fábrica são ótimos para determinar como um sistema funciona. Infelizmente, eles são escritos para o técnico de denominador comum mais baixo com todas as ferramentas OE. Portanto, se você não tiver as ferramentas OE, precisará ser melhor do que o técnico de denominador comum mais baixo. Você realmente precisa pensar. Imagine! Os técnicos de taxa fixa não têm tempo para pensar, mas geralmente nós temos. Na maioria das vezes.

O código P2646 é definido quando o ECM não vê a mudança de estado do interruptor de óleo do braço oscilante quando a solenóide de controle de óleo do braço oscilante é ligada. Simples, exceto quando não é. A solenóide de controle de óleo do braço oscilante bloqueia o fluxo de óleo para os componentes de alta elevação no trem de válvulas. Nesse momento, o interruptor de pressão de óleo do braço oscilante está ligado. Ligar a solenóide de controle de óleo do braço oscilante fará com que o óleo flua para o mecanismo de alta elevação e desligue o interruptor de pressão de óleo do braço oscilante. Entendeu? Solenóide OFF, interruptor de pressão de óleo ON. Vice-versa. O teste i-HDS apenas verifica essa comutação do interruptor de pressão de óleo para ocorrer quando a solenóide de controle de óleo é ligada. É isso. O que ele não pode dizer é se você tem pressão de óleo suficiente através da solenóide de controle de óleo do braço oscilante. Ele também não pode dizer se os braços oscilantes de alta elevação realmente mudaram para a posição.

Existe um teste mais avançado no manual para verificar a pressão real do óleo para os braços oscilantes de alta elevação, o que é ótimo, a menos que você não tenha uma configuração de manômetro sofisticada no seu bolso.

Então, o que toda essa verborragia em excesso nos diz? Primeiro, qualquer coisa que impeça a pressão de óleo suficiente para os braços oscilantes fará com que o sistema não funcione corretamente. Pode ser baixa pressão de óleo de base devido ao desgaste interno do motor ou pode ser tão simples quanto um filtro de óleo de reposição barato. Filtros de óleo baratos são conhecidos por causar problemas com motores que possuem elevação de válvula variável ou sincronização de válvula controlada por pressão de óleo. Algumas montadoras têm boletins técnicos para esse efeito.
\nQuanto ao lado mecânico, a verificação da comutação dos braços oscilantes requer a remoção da tampa da válvula. Qualquer coisa que impeça o movimento livre da comutação dos braços oscilantes irá estragar o sistema. Pense em lodo ou verniz. Essa parte do sistema pode ser verificada com pressão de ar na porta de óleo da solenóide de controle de óleo para verificar o movimento livre das peças. Ao mesmo tempo, pode-se monitorar o interruptor de pressão de óleo com um multímetro para verificar se o interruptor de pressão de óleo passa de continuidade para circuito aberto com pressão de ar aplicada aos braços oscilantes.

Só para fins de clareza, VTEC se refere à elevação variável da válvula. VTC se refere ao sincronismo variável do came, que é feito por uma roda dentada controlada por pressão de óleo na came de admissão. Outra razão para manter seu motor adequadamente. Baixa pressão de óleo, por qualquer motivo, faz com que muitas coisas aconteçam, todas ruins. Boa sorte.

#3 ·
Os manuais de reparação de fábrica são ótimos para determinar como um sistema funciona. Infelizmente, eles são escritos para o técnico de denominador comum mais baixo com todas as ferramentas OE. Portanto, se você não tiver as ferramentas OE, precisará ser melhor do que o técnico de denominador comum mais baixo. Você realmente precisa pensar. Imagine! Os técnicos de taxa fixa não têm tempo para pensar, mas geralmente nós temos. Na maioria das vezes.

O código P2646 é definido quando o ECM não vê a mudança de estado do interruptor de óleo do braço oscilante quando a solenóide de controle de óleo do braço oscilante é ligada. Simples, exceto quando não é. A solenóide de controle de óleo do braço oscilante bloqueia o fluxo de óleo para os componentes de alta elevação no trem de válvulas. Nesse momento, o interruptor de pressão de óleo do braço oscilante está ligado. Ligar a solenóide de controle de óleo do braço oscilante fará com que o óleo flua para o mecanismo de alta elevação e desligue o interruptor de pressão de óleo do braço oscilante. Entendeu? Solenóide DESLIGADA, interruptor de pressão de óleo LIGADO. Um vice-versa. O teste i-HDS apenas verifica essa comutação do interruptor de pressão de óleo para ocorrer quando a solenóide de controle de óleo é ligada. É isso. O que ele não pode dizer é se você tem pressão de óleo suficiente através da solenóide de controle de óleo do braço oscilante. Ele também não pode dizer se os braços oscilantes de alta elevação realmente mudaram de posição.

Há um teste mais avançado no manual para verificar a pressão real do óleo para os braços oscilantes de alta elevação, o que é ótimo, a menos que você não tenha uma configuração de medidor de pressão de óleo sofisticada no seu bolso.

Então, o que toda essa tagarelice em excesso nos diz? Primeiro, qualquer coisa que impeça a pressão de óleo suficiente para os braços oscilantes fará com que o sistema não funcione corretamente. Pode ser baixa pressão de óleo de base devido ao desgaste interno do motor ou pode ser tão simples quanto um filtro de óleo de reposição barato. Filtros de óleo baratos são conhecidos por causar problemas com motores que têm elevação de válvula variável ou sincronização de válvula controlada por pressão de óleo. Algumas montadoras têm boletins técnicos para esse efeito.

Quanto ao lado mecânico, a verificação da comutação dos braços oscilantes requer a remoção da tampa da válvula. Qualquer coisa que impeça o movimento livre da comutação dos braços oscilantes irá estragar o sistema. Pense em borra ou verniz. Essa parte do sistema pode ser verificada com pressão de ar na porta de óleo da solenóide de controle de óleo para verificar o movimento livre das peças. Ao mesmo tempo, pode-se monitorar o interruptor de pressão de óleo com um multímetro para verificar se o interruptor de pressão de óleo vai da continuidade ao circuito aberto com pressão de ar aplicada aos braços oscilantes.

Só para fins de clareza, VTEC se refere à elevação variável da válvula. VTC se refere ao tempo variável da came, que é feito por uma roda dentada controlada por pressão de óleo na came de admissão. Outra razão para manter seu motor corretamente. Baixa pressão de óleo por qualquer motivo causa muitas coisas, todas ruins. Boa sorte.
Muito obrigado pela resposta! Muito mais esclarecedor do que o manual de serviço. Acho que vou tentar a troca de óleo com óleo/filtro de qualidade e também confirmar o movimento dos braços oscilantes e a verificação do interruptor, como você observa. Obrigado novamente!

#13 ·
Olá, tenho dois E que ambos têm código para atuador preso aberto. Meu mecânico diz que vê isso com frequência e é uma engrenagem de sincronização variável. Sob a tampa da válvula. Um tem um novo selenoide v tech, mas ainda não acelera acima de 3000. Você já ouviu falar dessa engrenagem causando o problema?

#14 ·
Eu estava indo para o trabalho esta manhã quando recebi este código. Eu estava saindo de uma parada em um sinal vermelho. Ao acelerar, houve um solavanco repentino (mas não intenso/severo) que a princípio pensei que fosse uma mudança brusca da transmissão automática. Quando esse solavanco aconteceu, a CEL acendeu. Então, entrei em um estacionamento quando pude e conectei meu leitor OBD - o código P2646, A Rocker Arm Actuator Control System Performance / Stuck Off (Bank 1) é o resultado.

#15 ·
Eu estava indo para o trabalho esta manhã quando recebi este código. Eu estava saindo de uma parada em um sinal vermelho. Ao acelerar, houve um solavanco repentino (mas não intenso/severo) que a princípio pensei que fosse uma mudança brusca da transmissão automática. Quando esse solavanco aconteceu, a CEL acendeu. Então, entrei em um estacionamento quando pude e conectei meu leitor OBD - o código P2646, A Rocker Arm Actuator Control System Performance / Stuck Off (Bank 1) é o resultado.

Eu tenho que ir trabalhar, então não tenho tempo para mexer com isso agora. E considerando que meu Element ainda está no inferno do seguro após um acidente há quase 5 meses, não tenho certeza do que fazer sobre este novo código P.
Ei, isso aconteceu comigo agora, alguma atualização sobre o que fazer? Obrigado!